Laranjas e cereais

O 3.º Congresso Europeu de Nutrição Funcional está a desmitificar alguns conceitos. Laranja à noite faz mal e cereais são boas fontes nutricionais estão entre esses mitos.

A realidade é que defendemos aqui o Estilo Paleo com o qual me identifico profundamente, e por isso esta notícia tem que ser comentada por cá.

3 dos mitos a deitar por terra:

 

Mito 1:

 

Laranja à noite mata


Efetivamente, os estudos que apontam a laranja como benéfica para o sono já datam de 2013. Segundo as informações disponibilizadas, esses estudos afirmam que a laranja liberta melatonina, uma hormona responsável pelo bom sono. Estes estudos foram publicados no Journal of Pineal Researc.

 

Mito 2:

 

Cereais são indispensáveis


Este é um mito que me agrada ver debatido. Segundo Pedro Bastos, o responsável pela organização do Congresso de Nutrição Funcional, os cereais são pobres do ponto de vista nutricional e não acrescentam nada à nossa alimentação. Neste ponto um Paleo tem mesmo que concordar. Aliás, é do nosso conhecimento, por toda a informação disponível e pelos estudos já efetuados, que se retirarmos os cereais da alimentação, o corpo agradece. Fica na dúvida a questão que se impões: até quando a piramide alimentar oficial terá na sua base este tipo de alimentos?


 

Mito 3:

 

Antioxidantes ajudam a aumentar a eficácia do exercício físico


Este mito será também debatido. Aquilo que se espera que saia dali é a conclusão de que os antioxidantes são completamente dispensáveis. A sua toma irá impedir que o corpo crie os seus próprios antioxidantes, o que não é benéfico. O ideal é mesmo aproveitar ao máximo o que a natureza tem de melhor e tomar os antioxidantes na forma de alimentos.

Aguardemos então as conclusões, mas a realidade é que as expetativas são boas e espera-se que as discussões venham de acordo com o que está a ser publicitado: Vamos matar estes mitos.

Tranquilamente,

Bela

Sem comentários:

Enviar um comentário