Gorduras - sim ou não?

Ao longo do tempo tenho notado que existe uma ideia errada em relação à gordura. Afinal, podemos ou não consumi-la à vontade?

Posso comer gordura à vontade?


Gordura é um dos 3 macronutrientes. Os outros, proteínas e hidratos de carbono, são os que apresentam uma disponibilidade energética mais pequena, por grama, possuem 4 kcal.

1 grama de gordura rende 9 kcal. Então, podemos deduzir, como se ainda fosse novidade, que a gordura é muito mais calórica que qualquer outro alimento.

Quando começamos a ler ou ouvir falar do Estilo Paleo, o que acontece, na maior parte das vezes, é que retemos a parte da informação que mais nos importa ouvir.

Assim, se vimos de uma educação low fat, ou seja, se toda a vida ouvimos dizer que gordura faz mal, quando alguém nos diz que pode não ser assim, reagimos de uma das duas formas seguintes:

  1.  Acreditamos que é a mais pura verdade e sentimo-nos enganados. Começamos a introduzir gordura no nosso dia a dia, como se não houvesse amanhã.
  2. ficamos com um ar muito cético, acatamos os outros ensinamentos, mas, quando fritamos o nosso bacon, passamos no papel de cozinha para retirar o excesso de gordura.
Existe ainda a outra pessoa, que podes ser tu, aquela que se informa, compreende e começa a alimentar-se corretamente. Mas essa já está encaminhada, não precisamos falar dela.

No caso da pessoa que come gordura como se não houvesse amanhã


Bom, no início até pode tudo correr bem, porém, com o passar do tempo, a sua evolução vai parar de acontecer, principalmente se o seu objetivo for perder peso. Por uma razão muito simples: se estamos a dar muita gordura ao nosso corpo, ele não precisa de ter trabalho a r buscar a que está armazenada.

No caso da pessoa que continua a evitar gorduras


Provavelmente não vai conseguir equilibrar corretamente o prato. Para ficar saciada terá que comer mais hidratos de carbono e vai ter vontade de lanchar ou de petiscar ao longo do dia. Depois tenta fazzer como o comum dos mortais - digo - comum dos estilosamente paleos - e tenta um jejum. Vai passar fome, procurar a primeira coisa que lhe aparecer à frente, comer o que não entra no conceito, ficar com sentimento de culpa - que nunca entendi porquê - e dizer que para si, paleo não dá.

Se és a terceira pessoa - a que conhece a gordura


Então já passaste pelos 4 passos para compreenderes o que fazer: informaste-te e sabes que não precisamos ter medo das gorduras, mas que temos que ter em atenção as gorduras adicionadas. Aprendeste a escolher fontes de gordura de excelência.

Depois foste fazer limpezas! Retiraste do teu espaço as gorduras trans e os óleos processados.

Foste às compras - Levaste para casa fontes de gordura de saudável e deixaste de retirar toda a gordura natural dos alimentos:

Compraste:
  • Azeite
  • azeitonas
  • coco
  • abacate
  • sementes
  • frutos secos
  • banha de porco
  • manteiga

ou mesmo que não tenhas comprado de tudo, alguma coisa desta lista tens no teu espaço.

Depois, na cozinha, usas de forma inteligente as fontes de gordura que tens disponíveis.



Como vês a gordura no teu dia a dia?

Por hoje é tudo,

até à próxima quinta feira,

até lá, fica bem,

Tranqilamente,

Bela

Sem comentários:

Enviar um comentário