Jejum Intermitente – como o quebrar


Tão importante como fazer Jejum Intermitente (JI) a arte de quebrá-lo dita também a sua eficiência. Vem conhecer como o podes fazer.

Como quebrar o JI?


Jejuar parece estar na moda… mas a moda afinal já dura pelo menos 2 milhões de anos, a data que marca aproximadamente o aparecimento do primeiro hominídeo.
Então porque se fala tanto agora?
Se no passado o jejuar era um ato normal,
com a chegada da industria alimentar e com a melhoria significativa das condições de vida do ser humano, o jejum passou quase a ser um tabu. Eventualmente ouvia-se falar, porém associando sempre a sua prática com o passar fome e dando-lhe um cariz religioso.
Hoje, cada vez mais, damo-nos conta que, afinal, a prática do JI é aliada fundamental para a otimização da nossa saúde.
Já falamos sobre JI aqui e podes assistir a um vídeo onde falo sobre ele aqui.

Quebrar o jejum de forma correta


Depois de um período sem se alimentar, seja qual for o protocolo de JI que segues, o teu corpo está com os níveis de açúcar regulado.
Despertar o corpo de forma brusca é contraproducente e vai estragar todo o trabalho do jejum, principalmente se estás num processo de perda de peso.

Começar com proteína


Assim, a tua primeira refeição depois de um jejum deve conter, de forma geral, proteína. Podes ainda acrescentar gordura a esta refeição de forma a sentires saciedade e continuares com os níveis de açúcar no sangue controlados.

Alimentos que deves evitar depois do JI


Existem os 3 macronutriente:
  • Proteína,
  • Gordura,
  • Hidratos de Carbono.


Então se antes falamos para começares o dia com proteína e gordura, quer dizer que deves evitar, após o JI uma refeição com hidratos de carbono.
Porque Hidratos de carbono não são bem-vindos?
Os hidratos de carbono atuam no teu corpo como açúcar. Sim, existem alguns que precisam de um processo ligeiramente maior que outros para se transformarem em açúcar, mas no final o produto é o mesmo. Assim eles vão elevar o açúcar no sangue, o pâncreas vai despertar e começar a produzir insulina. A insulina é a hormona do armazenamento. Quanto mais produzes, mais engordas. (Bom, podia ter usado aqui uma palavra mais suave, mas optei por falar mesmo “engordas” …)
Depois do JI, o corpo esteve um largo período com os níveis controlados. Mas sem alimento, se ele encontra de repente muito alimento, hidratos de carbono, vai ativar o modo armazenamento para um momento de escassez.
Então, é assim, cada um de nós escolhe o prtocolo de JI que deve fazer, sendo que o básico, de 12/12, todos devem fazer, qualquer que seja o seu estilo de alimentação.
Desperta o teu organismo de forma correta para que não estragues os benefícios que alcanças com o JI.

Qualquer questão ou tema que gostarias que eu falasse ou escrevesse, coloca nos comentários.

Qual é o teu protocolo de JI preferido?
Eu sigo, a maior parte das vezes o 16/8.

Por hoje é tudo, fica bem.

Tranquilamente,

Bela


4 comentários:

  1. Então assim o que aconselha mais que se coma na quebra do jejum intermitente? Quais os alimentos mais indicados?

    ResponderEliminar
  2. Sendo assim, o que aconselha para quebrar o JI de forma correta?

    ResponderEliminar
  3. Ola Bela, Elucida-me uma coisa, se depois do JI a nossa primeira refeição devemos conter proteínas e gorduras, porque logo a seguir diz que existe 3 macro-nutrientes (proteínas, gorduras e carbos ) que devemos evitar, então qual a diferença entre uns e outros.
    Exemplos, por favor :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      o texto apresenta os 3 macronutrientes e depois explica que, se aconselho quebrar o jejum com proteina e gorgura, então o macro a evitar são os hidratos de carbono. Não refere para evitar os 3.

      Obrigada pela pergunta.
      Espero ter esclarecido. :)

      Eliminar