Dieta Cetogénica e redução do volume do fígado

Será a dieta cetogénica favorável para melhoria das condições de saúde relacionadas com deficiencias alimentares?
Conhece um estudo que responde a esta questão.

Dieta Cetogénica e redução do volume do fígado

A cirurgia bariátrica aparece para muitos pacientes, com um indice de massa gorda elevado, quase como uma tábua de salvação com a promessa de finalmente conseguirem uma melhoria da sua condição de vida efetiva.

No entanto, para que o risco da operação seja menor, os médicos sugerem que os pacientes percam algum peso para que o fígado diminua de volume e sugerem que hava um maior equilíbrio em termos de micronutrientes.

Então, para estudar a aplicação dos efeitos da dieta cetogénica, foram selecionados 27 pacientes para seguirem um plano alimentar baseado nos princípios da cetogénica durante 4 semanas.


Bom, poderia estar a contar tudo... mas preferi traduzir o Resumo/Sumário do estudo.

O original está aqui:

Se queres te enquadrar no tema e conhecer as várias vertentes do Estilo Paleo, incluindo a vertente cetogénica, lê este artigo:


Aqui está a tradução:

Sumário

Antes da cirurgia bariátrica, é desejável perda moderada de peso, redução do volume do lobo hepático e identificação de deficiências em micronutrientes.


Objetivos

O objetivo deste estudo foi avaliar a segurança e a eficácia de uma dieta pré-operatória de 4 semanas cetogénica, enriquecida com micronutrientes, na redução do peso corporal, volume do lobo hepático esquerdo e correção da deficiência em micronutrientes em pacientes agendados para cirurgia bariátrica.



Materiais e Métodos

Neste estudo piloto prospetivo, um grupo de pacientes obesos mórbidos (n = 27, 17 mulheres, 10 homens) com um índice de massa corporal médio de 45,2 kg/m2 programado para cirurgia bariátrica foi submetida a uma dieta cetogénica, enriquecida em micronutrientes, pré-operatória de 4 semanas. Seus peso corporal, índice de massa corporal, massa gorda, massa livre de gordura, taxa metabólica de repouso, volume do lobo hepático esquerdo, estado de micronutrientes e padrões bioquímicos e metabólicos foram medidos antes e após a dieta de quatro semanas. A adesão do paciente foi avaliada por questionários validados (registos de alimentos estimados em 3 dias e recordatório de 72 horas). Métodos qualitativos (questionário Likert de 5 pontos) foram usados para medir a aceitabilidade da dieta e os efeitos colaterais.



Resultados

Todos os pacientes completaram o estudo. Observamos decréscimos altamente significativos no peso corporal (- 10,3%, p <0,001, no sexo masculino; - 8,2%, p <0,001, no sexo feminino), volume do lobo hepático esquerdo (- 19,8%, p <0,001) e melhora do paciente no estado de micronutrientes. Todos os pacientes apresentaram alta frequência de aceitabilidade e adesão no seguimento da dieta. Nenhum efeito colateral adverso foi relatado.


Conclusão

Este estudo demonstra que uma dieta cetogénica, enriquecida em micronutrientes, pré-operatória de 4 semanas é segura e eficaz na redução do peso corporal, no volume do lobo hepático esquerdo e na correção da deficiência em micronutrientes em pacientes obesos programados para cirurgia bariátrica.


E pronto, palavras para quê? A evidência é clara. Só fica a pergunta no ar:
Porque operar estes pacientes que estavam a ter resultados fantásticos com a cetogénica?

Interessante referir que o fígado diminuis cerca de 20% em 4 semanas. Isto quer dizer que, se o f+igado pesava 2 kg, 4 semanas depois esta
va a peas menos 400 g, ou seja 1.6 kg.

Outro facto a considerar é que todos os pacientes concluiram o estudo, ou seja, não apresentaram dificuldades em seguir a dieta prescrita.

O que pensas deste estudo?

Sem comentários:

Enviar um comentário