A fruta é Paleo? Quando comer?



A fruta é comida de verdade? Posso comer a quantidade que quiser? Quando devo comer a fruta? A fruta é Paleo?
Uma das perguntas que me chega à caixa de correio é precisamente esta:

Posso ou não comer frutas?


A resposta não pode ser um sim categórico nem um não intransigível. O consumo da fruta depende muito de cada pessoa, dos seus objetivos e do seu estado geral de saúde.
Em termos de bibliografia, Loren Cordain, no seu livro A Dieta do Paleolítico fala que podemos comer todas as frutas que desejarmos. Já Robb Wolff fala de que a fruta é uma guloseima e Mark Sisson, em Energia Paleo, diz que devemos moderar de acordo com o nosso corpo, as suas necessidades e os objetivos que se pretende.

Como as frutas atuam no nosso corpo


Vou dividir as frutas em 3 categorias:

  • Frutas muito doces

Laranja

Estas são as que já sofreram algumas modificações provocadas pelo homem, por exemplo, com cruzamentos. Uma laranjeira que nasce espontaneamente produz laranjas ácidas. Não são estas as laranjas as que encontramos no mercado. Compramos as mais doces, aquelas com umbigo J, mas essas já não são espontâneas. O mesmo acontece com espécies de frutas.
O índice glicémico das frutas mais doces, aquelas que contêm mais frutose, é maior. Isto quer dizer que eleva o açúcar no sangue.



  • Frutos silvestre

Morangos

Lembro-me em pequena de ir apanhar amoras silvestres e murtos. Estes frutos e ainda framboesas, mirtilos, pitangas e muitos outros, são mais ácidos. Crescem espontaneamente e o seu índice glicémico é mais baixo.
O índice glicémico dos frutos desta categoria já não elevam muito o açúcar no sangue, podes comer com mais tranquilidade.

  • Frutos (quase) sem açúcar


Aqui vamos colocar a abacate e o coco. Estes são para comer simples ou acompanhados, numa salada ou num snack, são também saciantes e estas são as únicas que podem ser usadas nos lanches – enquanto estes existirem.

Os teus objetivos


Optar pelo Estilo Paleo pode ser uma decisão baseada em várias situações

  • Otimizar a saúde

  • Perder peso

  • Alimentar-se melhor

  • Ter melhor rendimento quer a nível físico, quer a nível intelectual

  • Ser portador de doenças autoimunes

  • Pesquisa e descoberta que o Estilo Paleo é o mais natural

  • … (coloca aqui o eu ou os teus motivos, aqueles que puderes partilhar, acrescenta nos comentários que depois eu coloco aqui, obrigada!)


Então como é que eu faço concretamente?


Bem, falo da minha experiência: Neste momento estou numa fase de perda de peso. Assim, como normalmente o equivalente a uma dose de fruta por dia, variando entre os grupos 1 e 2. Coco e abacate como quando me apetece. Mas nem todos cá em casa precisam perder peso, esses comem a fruta que lhes apetece, sempre variando.

Regras:

Fruta não é lanche. A fruta é para comer à sobremesa ou com a refeição. (gosto de algumas saladas com maçã, e na salada de espinafre fica tão bem laranja aos gomos, por exemplo).
Alguns autores defendem que se deve comer sempre uma fonte de proteína ou de gordura com a fruta. Então, se apetecer mesmo algo doce, uma fruta, a meio da tarde, vamos saboreá-la com uma fatia de queijo ou de presunto, ou depois de comer um ovo cozido e nunca simples. As variações cada um escolhe de acordo com o que mais gosta.

Seja qual for a tua opção, comer  mais ou menos frutas, escolhe consciente e escuta o teu corpo. Sente como é que ele reage e adequa o teu alimento ao teu corpo. E fala comigo, diz qual a tua opção e porquê. Conto com os teus comentários

Tranquilamente,

Bela

Sem comentários:

Enviar um comentário