3º Passo – Ir às Compras

A primeira vez que fores às compras, depois de assumido o teu Estilo Paleo, será uma autêntica aventura.

Agora que te informaste e limpaste a cozinha de todos os alimentos processados, grãos, leguminosas e açúcares, está na hora de voltar a encher a despensa e o frigorífico. Vamos às compras?

Estamos habituados a percorrer os corredores de supermercados ou hipermercados, tirando um pacote aqui, outro ali, decidindo qual o que será mais saboroso ou o que acompanhará melhor este ou aquele momento. Quando entramos pela primeira vez apenas para comprar comida de verdade… parece que entramos num mundo completamente desconhecido. 

Os corredores cheios de empacotados e de processados vão ficando para trás e quase dá a sensação que estamos no sítio errado. A realidade é que temos todo esse tipo de alimentos colocados estrategicamente antes da comida de verdade, por uma questão de marketing.

Escolhendo comida de verdade 


Existem 4 lugares fundamentais a visitar no supermercado:

  • Os frescos
  • O talho
  • A peixaria
  • Os congelados 

Vamos ver cada lugar separado:

Os frescos


Vamos até à secção dos frescos e descobrir a variedade de cores que ali existem. Comecemos pelos folhosos: couves verdes, roxas, alfaces mais sensíveis e icebergue, umas de folhas frisadas outras lisas e umas verdes outras roxas. Agrião, espinafre, acelgas, rúcula, canónigos e muitos mais. Depois outros legumes como os pimentos de todas as cores, as beringelas e as curgetes, os cogumelos, os brócolos, a couve flor. Ainda é possível encontrar abóbora, pepino, tomate e cebola. - Aqui estão apenas alguns exemplos, mas escolhendo 2 por dia, podemos passar uma semana sem repetir. Claro que na prática conjugamos mais do que dois numa refeição, mas é sempre possível variar de forma criativa com a variedade de frescos que encontramos. 

O talho

Na pior das hipóteses, um talho mais simples terá sempre, pelo menos, carne de aves, nem que seja apenas frango e carne de mamíferos, como a carne de porco e a de vaca. Carnes de borrego e de peru também são fáceis de encontrar.
Face ao que estiveres a ver, compra carnes variadas, com a garantia que estás a adquirir um produto bem fresco. Se puderes, o ideal é comprar carne de origem biológica, criada ao ar livre. 

A peixaria

Os produtos expostos são muitos e a escolha costuma ser variada. Tal como acontece com as carnes, se te for possível, opta pelo peixe selvagem em vez do de aquacultura. Os peixes mais interessantes do ponto de vista nutricional são os de águas profundas, como o salmão, a cavala, o arenque. Na peixaria vais ainda escolher algum marisco para as tuas refeições. 

 

Os congelados


Eu sei que o ritmo de vida que hoje levamos é completamente diferente. Se no paleolítico os nossos antepassados de há 500 gerações apenas corriam para caçar, hoje corremos em atividades e trabalhos intensos. Os congelados podem ser uma opção rápida e fácil, bem como pode simplificar uma refeição. Tenho sempre no congelador uns sacos de legumes congelados: brócolos, couve flor, espinafres, feijão verde, alho francês, entre outros. É uma questão de veres o os ingredientes e comprar aqueles que são apenas legumes. Podes também comprar marisco, algumas marcas oferecem postas de peixe já prontas a serem utilizadas, mas sem qualquer aditivo. Nesta secção sê muito criterioso e lê os rótulos todos. Lembra-te: apenas comida de verdade. Os temperos fazes em casa. 

Depois destas compras só falta ir buscar os ovos e um bom azeite extra virgem, se possível prensado a frio. O sal marinho, aquele que não está purificado é também uma excelente escolha.

Tem em atenção o tempo de conservação e como vais armazenar os produtos frescos que compraste em casa. Se podes ir com frequência às compras, provavelmente podes comprar menos quantidade para assegurar um produto sempre fresco.

Dica extra:


É sempre possível encontrar todos estes produtos no comércio local. O talho da zona, o mercado do peixe e os mercados de fim de semana são excelentes lugares para adquirir produtos de qualidade acima da média. Em algumas zonas ainda é possível aderir ao cabaz biológico. São produtos da terra, sazonais e que se prezam pela qualidade. Podes sempre ver a disponibilidade na tua zona.

Lembra-te sempre que aqui apenas estou a fazer sugestões de como poderás juntar-te a nós, eu e tantas pessoas pelo mundo fora, neste Estilo Paleo. As tuas acções são da tua responsabilidade. Dúvidas, perguntas e sugestões são sempre bem vindas. Comenta com a tua experiência.

O passo 4 é este.

Tranquilamente,

Bela


5 comentários:

  1. Obrigada Bela Margarida! Os teus conselhos são sempre úteis e motivam me para continuar este estilo de vida.

    ResponderEliminar
  2. muito obrigada, é sempre muito útil e faz-nos continuar quando estamos quase a desistir.

    ResponderEliminar