A importância do estar presente
Acontece que muitos de nós, ao longo do tempo, ou ao longo da nossa vida, tivemos, pelo menos, uma situação... oxalá tivesse sido só uma... em que comemos sem nos darmos conta. Olhamos para o prato e, de repente, verificamos que a comida já lá não estava.
Que sensação ficou?
- Que comemos muito mas não estávamos saciados.
- Que nem sentimos o sabor dos alimentos.
- E, muito provavelmente, podemos nem nos lembrar o que foi a refeição...
Para para comeres
A azáfama do dia a dia nem sempre nos permite parar a tdas as refeições para comer tranquilamente. Tens duas opções simples:
- Escolhe uma refeição por dia para poderes saborear cada alimento que colocas na boca, Só ou em família, com amena cavaqueira, partilhando também os momentos felizes do dia.
- Faz jejum, bem ao Estilo Paleo. Aproveita o tempo em que supostamente deverias estar a fazer uma refeição para resolver os pendentes. Assim estarás presente e resolvendo as situações para depois, quando fores realmente parar, possas estar num estado de tranquilidade porque fizeste o que deveria ser feito.
Fazer uma refeição por dia leva, em média 20 minutos a meia hora. Por muitas tarefas que tenhas, tens que dr prioridade a ti e ao teu corpo, para continuares a fazer o teu trabalho durante muito mais tempo.
Arranja tempo para tratar da tua saúde, que passa por comer de forma consciente. Se não, quando a doença chegar, terás que arranjar tempo forçado para ela.
Todos os nossos sentidos partilham o momento da refeição
Temos 5 sentidos e todos eles juntam-se, de forma harmoniosa, a fim de desfutarem cada momento. O mesmo acontece com o ato de comer:
- Todos já ouvimos a expressão:
"Os olhos também comem."
- Todos nós já nos sentimos despertos por um aroma especial.
- Quem não gosta de sentir texturas diferentes na comida?
- E os 5 sabores que se misturam numa explosão de sensações?
- E o crocante de um alimento ou o suave barulho das brasasa crepitar enquanto se faz um grelhado, será que não é importante?
Todo o nosso corpo entra em sintonia, pelos sentidos que mandam mensagens constantes ao cérebro que a comida está a chegar e que é hora de alimentar-se. Assim as hormonas entram em acção e chega a vontade de comer e a de parar de comer.
Desfruta das tuas refeições. Saboreia os alimentos e descobre novas sensações.
O teu corpo agradece e o teu espírito também se fortalece.
Sente o momento!
Até à próxima semana,
Tranquilamente,
Bela
Sem comentários:
Enviar um comentário