Pequeno-Almoço – a Dúvida Persiste?



O que comer ao pequeno-almoço? Esta é uma das principais dúvidas de quem está a iniciar a Dieta Paleo. Vamos falar sobre isso!

Turbinado? Sim, Obrigada!



Pode-se ler aqui as dicas de Robb Wolf. Ele fala como deve ser constituída cada refeição. Aqui vimos as Regras do Dr. Souto e aqui as de Loren Cordain. Estas diferem um pouco, sendo Loren Cordain talvez mais radical que o Dr. Souto. Com a ajuda dessas regras já podes fazer as tuas. Optas, adicionas ou eliminas um tipo de alimento à tua refeição, escutas o teu corpo e ages de acordo com as tuas necessidades. No entanto as dicas de Robb Wolf podem e devem ser aplicadas às regras que escolheres.

A tradição


Habituamo-nos de tal forma a comer o pão, os cereais, as panquecas ou um bolo logo pela manhã. Afinal, foram anos e anos assim. É difícil, no início, de pensar no pequeno-almoço sem a presença de cereais. Quase que ficamos perdidos, sem saber se há pelo menos um caminho a seguir…
Além disso, o que às vezes substituía o tradicional pão era um iogurte líquido que se bebia enquanto se fechava a porta de casa… e isso não está de acordo com o Estilo Paleo.

Mas antes da tradição…


Antes de comermos tostas ou torradas e bebermos o café com leite, se andarmos para trás no tempo… talvez até à geração dos nossos avôs ou bisavôs, vamos descobrir que o quebra jejum deles era um prato da sopa que ficara do jantar. E lanchinhos a meio da manhã nunca foi tradição… depois do mata-bicho só mesmo o almoço.

Por isso, com as dicas de Robb Wolf e a aprendizagem com os nossos antepassados (porque a tradição do pão com café tem apenas 2 gerações, se tanto), vamos simplificar:


  • Se der para cozinhar proteína a mais ao jantar, o que sobrar pode ser usado para o pequeno-almoço.

  • Os restos de um peito de frango desfiado, com meia abacate e umas nozes são uma boa combinação. Se adicionarmos tomate cherry e um café puro, a refeição fica completa.

  • Dois ovos com meia cebola e algumas folhas de espinafre fazem uma omelete perfeita para iniciar o dia. Finalizar a refeição com um chá bem quente no inverno ou fresco no verão.

  • O turbinado – para aqueles dias de jejum intermitente (JI), para os outros dias em que não há tempo para preparar mais nada e ainda para aqueles momentos em que simplesmente só apetece um turbinado!


No seu livro “A dieta do paleolítico”, Loren Cordain apresenta muitas sugestões para esta refeição principal. Ao longo do tempo vamos acrescentar mais dicas.

Fica atento!

Tranquilamente,

Bela



Sem comentários:

Enviar um comentário