Alimentos anti-inflamatórios

Queres melhorar a tua saúde? Começa por cuidar da tua alimentação. Quais os melhores alimentos? Aprende a descobri-los.

Alimentos anti-inflamatórios e pró inflamatórios – o conceito


Há já muito tempo que se ouve falar sobre alimentos anti-inflamatórios e de alimentos pró inflamatórios.  Esclarecendo conceitos, os alimentos anti-inflamatórios são os que podem reduzir a inflamação e os pró inflamatórios aqueles que podem ter um papel nocivo no nosso organismo conduzindo à inflamação.

Por que falamos de inflamação?


A inflamação é um processo de defesa do nosso organismo. Quando nos lesionamos, ocorre um processo de “salvamento” comandado pelo nosso sistema imunitário, que vai ativar as defesas e ajudar a recuperar da lesão. Esse processo de cura passa pela inflamação, ou seja, o corpo vai enviar reforços para o lugar da lesão que vão atuar, com reações químicas bioquímicas específicas, a fim de resolverem a situação. Após isso, tudo volta ao normal…
Ou não…
As feridas na pele nós conseguimos ver o que acontece, vimos ficar vermelho, inchaço local, por exemplo e podemos até acompanhar de perto toda a evolução do processo. Mas a inflamação não ocorre apenas no exterior do nosso corpo.

A síndrome metabólica e a inflamação


Esta é uma associação que cada vez mais conseguimos fazer e isso é bom. A síndrome metabólica é o principal mal dos nossos dias.
Tendo em conta que os riscos da síndrome metabólica são todos devido à inflamação, o caminho mais natural é permitir que o corpo se cure naturalmente. Em alguns casos isso é um processo difícil, pois a inflamação pode tornar-se crónica e assim o processo será de regressão da doença e a possibilidade de cura poderá estar comprometida.
Mas para a maior parte das pessoas esse processo de usar anti-inflamatórios naturais poderá ser simples e bem prazeroso.
Se tens qualquer problema associado à síndrome metabólica ou a outra doença inflamatória, ou apenas queres otimizar a tua saúde, aquilo que ingeres diariamente às refeições… ou fora delas, poderá ser a resposta certa.

Existem ou não alimentos inflamatórios?


Alimenos de verdade
Segundo alguns estudos, daqueles que são, efetivamente, de caráter científico, o organismo das pessoas que sofrem de algum problema apresentam marcadores de inflamação mais evidentes, mesmo consumindo os mesmos alimentos que uma pessoa saudável. Quer isto dizer que, provavelmente, se fores controlar a inflamação apenas através dos marcadores biológicos, poderás correr o risco de não conseguires o teu propósito.
Então esta questão de haver ou não alimentos anti-inflamatórios ou pró inflamatórios poderá ser entendida de outra forma.
Não vamos procurar alimentos com essa função, mas sim que otimizem a nossa saúde. Tendo uma saúde otimizada, poderemos controlar, espontaneamente, a inflamação no nosso organismo.

Mas afinal o que devemos comer?


Todos os alimentos que a natureza nos oferece naturalmente, um Estilo Paleo à nossa medida, permitem que o nosso organismo se autorregule.
Um organismo saudável possui o equilíbrio ideal:
  • Não tem gordura,
  • não apresenta um perfil lipídico que possa ser considerado de risco,
  • a glicémia em jejum está controlada e
  • a hemoglobina glicada apresenta os valores normais.

Assim, opta por entrares no ciclo da vida, comendo alimentosde verdade. Eliminando da tua alimentação:
  • Açúcares,
  • Processados,
  • Cereais, principalmente os que possuem glúten,

Já estarás a dar um passo para seres mais saudável. Acima de tudo opta por alimentos cujo valor nutricional seja interessante. Não faz sentido comer apenas para saciar a fome. O alimento que colocas no teu organismo deve ter um papel importante para ele. Tens que verificar o que precisas e comer de acordo com o que necessitas.

O Meu Estilo Paleo foi a forma que encontrei para otimizar aminha saúde. Se queres fazer o mesmo, podemos ajudar-te.
Queres começar agora? Vem daí.

Tranquilamente,

Bela



Sem comentários:

Enviar um comentário