3 fatores que te impedem de perder peso

Existem 3 fatores que podem estar a atrapalhar a tua perda de peso. Conhece-oss. Identifica-os e depois, poderás resolver o teu problema.

3 fatores que te impedem de perder peso


A perda de peso por vezes não acontece como querias? Conhece os 3 fatores que podem estar na origem da tua estagnação no peso.

Claro que estes fatores se aplicam a ti que já estás a criar o teu Estilo Paleo e que te deparas com estagnação de peso.

O Estilo Paleo, apesar de eu defender que cada pessoa deve procurar o seu, tem bases sólidas e das quais não podes abrir mão: Para poderes dizer que estás dentro do Estilo, deves de ter uma alimentação, no mínimo, de 80% dentro das bases. Qualquer coisa abaixo disso, podes estar em aprendizagem, em mudança, ou como queiras chamar, mas estás simplesmente a fazer as refeições que te convêm dentro do Estilo, não tomaste ainda uma opção séria.

Posto isto, e acreditando que já segues em pelo menos 80% uma alimentação de acordo com o que o teu corpo está adaptado evolutivamente a seguir, vamos aos fatores:

Fator 1 – Prioridade do corpo

Apesar da maior parte das pessoas olharem para o cuidado com a alimentação apenas de forma a obter uma perda de peso, isso não é o objetivo número 1 do Estilo Paleo. É por isso mesmo que chamamos Estilo e não dieta. Ao longo de todo o processo evolutivo que temos vindo a sofrer, a nossa espécie sempre se alimentou do que a natureza nos dá diretamente. E é isso que o nosso corpo reconhece como alimento. Ao introduzirmos na nossa alimentação produtos descobertos recentemente, alterados ou que precisam de indústria para se tornarem comestíveis, o corpo tem que se adaptar. Resultado: Cada vez mais existem mais seres humanos doentes.
Quando regressamos à nossa alimentação base o corpo tem como prioridade criar um equilíbrio saudável. Muitas vezes esse equilíbrio, a que chamo otimização da saúde, passa por perda de peso, mas essa pode não ser a nossa prioridade. E o corpo, fantástico como ele é, vai primeiro tratar das questões mais vitais. Assim, acontece que, por vezes, a perda de peso não ocorra como planeamos, apenas porque existem factores mais importantes a ter em conta que a balança. Emagrecer é um bónus que vem com o pacote saúde.

Fator 2 – Açúcares escondidos


Este é outro ponto muito importante. Por vezes a perda de peso não acontece porque estamos a ingerir açúcares escondidos no nosso dia a dia. É uma peça de fruta isolada, um presunto que tem dextrose ou então outro alimento que nos dá um pico glicémico. Este ativa a insulina que tem por missão regular o açúcar, armazenando o que está a mais. Estão, se estás com o peso estagnado e ainda não é o peso certo para o teu corpo, olha os rótulos e verifica se não tens açúcar escondido no que ingeres no teu dia a dia.
Além disso, tem muitas pessoas a usarem farinhas que, realmente, vêm da natureza, mas são puro amido, que se transforma em açúcar no nosso organismo, pensa nisso também. 😉

Fator 3 – Gorduras a mais


Quando estamos a começar e vimos que afinal a gordura não é a má da fita, por vezes, algumas pessoas tendem a exagerar na quantidade de gordura adicionada aos seus pratos. Efetivamente, esse poderá ser um fator que vai influenciar em muito a nossa perda de peso. Por isso, olha de novo para a tua alimentação diária e verifica se estás a consumir a gordura presente naturalmente nos alimentos ou se estás a exagerar. Dois punhados de frutos secos é dose a dobrar, por exemplo. Se és daquelas pessoas que usa, por exemplo, farinha de amêndoas, depois tens que descontar isso na tua porção diária de frutos secos. Exemplifiquei com a farinha de amêndoas, mas podes estender para as outras farinhas de frutos secos ou de sementes.

Fator extra – o Jejum Intermitente


Pois, se nenhum dos fatores descritos se aplicam a ti, revê os teus protocolos de jejum e repensa no teu dia a dia, se andas a comer ou se aproveitas para petiscar entre as refeições, mesmo sendo alimentos dentro do conceito, mas sem necessidade – fome de verdade-
O jejum de 12 horas nem é questionável, todas as pessoas devem fazê-lo.

Vê o vídeo que publiquei no nosso canal para conheceres os outros protocolos ou lê este artigo.



Este artigo foi útil para ti?
Ficou alguma questão que gostarias que eu esclarecesse?
Deixa as tuas dúvidas e perguntas nos comentários para eu escrever para ti um dia destes, ou, quem sabe, gravar um vídeo.

Tranquilamente,

Bela

2 comentários:

  1. Não esquecendo que o jejum intermitente nas mulheres é diferente nos homens. Há quem possa e há quem não o possa fazer. Não é tão delinear assim.
    Bom artigo :) Convido a ler sobre o jejum intermitente nas mulheres : https://cantinhodaroseblog.wordpress.com/2018/03/06/jejum-intermitente-para-mulheres/

    Rose**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário. Li o teu artigo, interessante e sim, efetivamente existem situações em que o jejum não é aconselhado. Ainda nos faltou cobrir o tema do JI em pessoas com autoimunes ou em crianças, por exemplo. Teremos mais oportunidades e temas para partilhar. Vou comentar no teu blog. ;)

      Eliminar